Peru usará algemas eletrônicas para réus a partir do próximo ano

  • Por Agencia EFE
  • 06/07/2014 00h55

Lima, 5 jul (EFE).- As autoridades do Peru utilizarão a partir do próximo ano algemas eletrônicas para os réus sentenciados com penas menores, informou neste sábado o chefe do Instituto Nacional Penitenciário (Inpe) do país, José Luis Pérez Guadalupe.

O funcionário declarou à agência oficial “Andina” que no final deste ano será lançado o concurso público para escolher a empresa que fornecerá as algemas, que serão utilizadas como uma medida para descongestionar as prisões peruanas.

José Luis assinalou que uma companhia já fez uma proposta à agência estatal de promoção de investimentos Proinversión e se espera receber as de outras empresas.

“Tem que se ver a capacidade e quantidade de algemas que oferece cada grupo, levando em conta que o máximo com o qual vamos contar são 5.000 algemas. Devemos saber também a que custo”, disse.

O chefe do Inpe disse que também são estudados os casos em que se colocará a utilização das algemas e considerou que podem ser aplicados a condenados a menos de sete anos de prisão “sempre e quando cumprirem outros aspectos, como boa conduta”.

Também poderiam usá-los os sentenciados que já cumpriram vários anos de prisão e solicitem mudar sua situação pela de comparecimento com algemas, assim como os que recebem benefícios penitenciários, assinalou o funcionário.

Pérez Guadalupe ressaltou que essa decisão será tomada em cada caso pelos juízes, por isso que estes deverão ter diferentes alternativas ao momento de ditar a sentença. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.