“Peshmergas” curdos matam 25 jihadistas e recuperam três aldeias no Iraque

  • Por Agencia EFE
  • 16/03/2015 10h13

Bagdá, 16 mar (EFE).- As tropas curdas, conhecidas como “peshmergas”, mataram nesta segunda-feira mais de 25 membros do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) e libertaram três aldeias controladas por essa organização terrorista na zona de Kirkuk, cerca de 250 quilômetros da capital iraquiana.

Fontes de segurança curdas informaram à Agência Efe que os “peshmergas” recuperaram o controle das localidades de Al Wahda, Saada e Khaled, durante combates com o EI, cerca de 35 quilômetros ao sul da cidade de Kirkuk.

Além disso, mataram mais de 25 jihadistas e feriram um número maior, enquanto o resto dos extremistas conseguiu fugir.

Segundo as fontes, a libertação dessas áreas pôde ser completa graças ao respaldo aéreo da coalizão internacional.

As fontes indicaram, além disso, que três soldados curdos perderam a vida e outros 15 ficaram feridos nesses enfrentamentos, que duraram várias horas.

Por outro lado, uma fonte da polícia iraquiana disse à Agência Efe que pelo menos 7 membros do EI morreram e outros 14 ficaram feridos em combates com as tropas iraquianas em uma ponte da cidade de Faluja, a segunda em importância da província de Al-Anbar, no oeste do Iraque.

Estes combates em Kirkuk e Faluja ocorrem enquanto o Exército iraquiano mantém cercada a capital de Saladino, Tikrit, há uma semana, quando lançou uma operação para tentar arrebatá-la do EI com o apoio de artilharia e da aviação.

As tropas iraquianas, com a ajuda de milícias xiitas e tribais, iniciaram há três semanas uma ampla operação militar para libertar as principais zonas do norte de Saladino, incluída seu capital.

Até o momento, conseguiram tomar o controle do norte da cidade de Samarra, a segunda cidade em importância da província, assim como com o das localidades de Al Dur, “Alalam” e Degla e de várias aldeias. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.