Pesquisa: 83% dos manifestantes contra governo em São Paulo votaram em Aécio
Uma enquete divulgada nesta segunda-feira pelo Instituto Datafolha revela que 83% dos manifestantes que protestaram no domingo pelas ruas de São Paulo votaram no candidato Aécio Neves nas eleições presidenciais de 2014.
A pesquisa indica que 95% dos entrevistados durante a manifestação na Avenida Paulista eram filiados a partidos políticos, embora a maior parte disse ser de centro (34%), de centro-direita (20%) e de direita (26%), e apenas 7% se identificaram de esquerda.
Segundo os cálculos do Datafolha, o protesto contra o governo e a corrupção na maior cidade brasileira reuniu 100 mil pessoas, muito abaixo das 275 mil calculadas pela polícia.
Apenas 3% dos entrevistados disseram ter votado em Dilma, contra 83% que disseram ter optado por Aécio, presidente do PSDB e principal líder da oposição.
A corrupção e sobretudo o escândalo de desvios de dinheiro na Petrobras foram os principais motivos da indignação para protestar e pedir a saída de Dilma Rousseff para 33% dos indagados, segundo Datafolha.
Entre os manifestantes em São Paulo, 77% apoiam a possibilidade de que o Congresso abra um julgamento político com fins de cassação de Dilma, mas apenas 44% realmente acreditam que a governante será afastada de seu cargo.
O apoio a uma intervenção militar no Brasil -exibido em várias cartazes- é minoritário, segundo a pesquisa, que indicou que a maioria dos consultados (86%) preferem a democracia.
As manifestações do domingo tiveram menos participação que as de 15 de março.
Em São Paulo, onde foi registrado o maior protesto, o número de manifestantes calculado pela Polícia caiu desde um milhão em 15 de março a 275 mil ontem.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.