Pesquisa aponta que Obama perderia eleição caso pudesse ser candidato

  • Por Agência EFE
  • 10/08/2015 17h51
WAS03. WASHINGTON (EE.UU.), 22/10/2014.- El presidente estadounidense, Barack Obama, habla a los medios hoy, miércoles 22 de octubre de 2014, tras sostener una reunión con el nuevo coordinador responsable de la respuesta del Gobierno ante los primeros casos de ébola en el país Ron Klain y su equipo de trabajo en la Oficina Oval de la Casa Blanca, en Washington (EE.UU.). Hoy es el primer día de Klain, quien ha sido llamado el "zar" para el ébola. Asimismo Obama condenó el ataque contra el Parlamento de Canadá y trasladó a su primer ministro, Stephen Harper, "la solidaridad del pueblo estadounidense" ante lo ocurrido. EFE/JIM LO SCALZO EFE Barack Obama

Apesar de o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ter se mostrado confiante de que seria reeleito caso pudesse disputar o próximo pleito presidencial do país, uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira aponta que 65% dos americanos votaria em outro candidato.

Obama receberia apenas 27% dos votos no caso de uma terceira candidatura à presidência, segundo uma pesquisa divulgada hoje pela Universidade de Monmouth, de New Jersey. Assim como no Brasil, a lei americana permite apenas uma reeleição presidencial.

Obama ainda domina os eleitores de seu partido, o democrata, e teria 53% das intenções de voto. Mas sofreria amplas derrotas entre os que se identificam como independentes (23%) e entre os republicanos, com apenas 5%.

A pesquisa também mostra que 45% aprovam o trabalho do atual presidente, enquanto 50% reprovam a gestão.

No entanto, os resultados de Obama são bem melhores do que os obtidos pelo Congresso, dominado pelos republicanos e que insistentemente se opõe às propostas da Casa Branca.

De acordo com a pesquisa, 72% reprovam a atuação dos parlamentares e apenas 18% estão de acordo com o trabalho realizado no Senado e na Câmara dos Representantes dos EUA.

Em sua recente visita à África, Obama brincou com a possibilidade de concorrer a um terceiro mandato, algo não permitido pela Constituição americana.

“Acho que sou um presidente bastante bom. Se me candidatasse, acredito que ganharia, mas não posso”, afirmou.

A pesquisa ocorreu entre 30 de julho e 2 de agosto. Foram entrevistados 1.203 americanos, com margem de erro de 2,8%.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.