Pesquisa aponta que Obama perderia eleição caso pudesse ser candidato
Apesar de o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ter se mostrado confiante de que seria reeleito caso pudesse disputar o próximo pleito presidencial do país, uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira aponta que 65% dos americanos votaria em outro candidato.
Obama receberia apenas 27% dos votos no caso de uma terceira candidatura à presidência, segundo uma pesquisa divulgada hoje pela Universidade de Monmouth, de New Jersey. Assim como no Brasil, a lei americana permite apenas uma reeleição presidencial.
Obama ainda domina os eleitores de seu partido, o democrata, e teria 53% das intenções de voto. Mas sofreria amplas derrotas entre os que se identificam como independentes (23%) e entre os republicanos, com apenas 5%.
A pesquisa também mostra que 45% aprovam o trabalho do atual presidente, enquanto 50% reprovam a gestão.
No entanto, os resultados de Obama são bem melhores do que os obtidos pelo Congresso, dominado pelos republicanos e que insistentemente se opõe às propostas da Casa Branca.
De acordo com a pesquisa, 72% reprovam a atuação dos parlamentares e apenas 18% estão de acordo com o trabalho realizado no Senado e na Câmara dos Representantes dos EUA.
Em sua recente visita à África, Obama brincou com a possibilidade de concorrer a um terceiro mandato, algo não permitido pela Constituição americana.
“Acho que sou um presidente bastante bom. Se me candidatasse, acredito que ganharia, mas não posso”, afirmou.
A pesquisa ocorreu entre 30 de julho e 2 de agosto. Foram entrevistados 1.203 americanos, com margem de erro de 2,8%.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.