Pesquisa aponta queda de Marina e empate no segundo turno com Dilma
Rio de Janeiro, 23 set (EFE).- Uma nova pesquisa de intenções de voto divulgada nesta terça-feira constatou a ligeira ascensão da presidente Dilma Rousseff perto das eleições de 5 de outubro, mas assinalou que a líder empataria com a candidata Marina Silva no segundo turno.
A pesquisa, elaborada pelo Ibope, indicou que Dilma seria a mais votada no primeiro turno com 38% dos votos, seguida por Marina (29%) e pelo social-democrata Aécio Neves (19%).
Dilma ganhou dois pontos com relação à última pesquisa do Ibope, divulgada há uma semana, enquanto Marina perdeu terreno.
Em um hipotético segundo turno, que seria realizado em 26 de outubro, Dilma e Marina, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), empatariam com 41% dos votos, segundo a pesquisa do Ibope.
A pesquisa coincidiu com outras anteriores, ao indicar uma leve recuperação de Dilma e uma queda de Marina, que chegou a um teto de 33% no início de setembro.
Este estudo foi realizado com 3.010 eleitores de 296 municípios de todo o país entre sábado e segunda-feira e tem uma margem de erro de 2 pontos percentuais.
Outra pesquisa divulgada hoje, realizado pela empresa MDA, disse que Dilma obteria 36%, enquanto Marina ficaria em segundo lugar, com 27,4%, seguida por Aécio, que teria 17,6% dos eleitores.
No segundo turno, segundo MDA, Dilma seria reeleita com 42% dos votos, com um ponto de vantagem sobre Marina.
A pesquisa da MDA tem uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais e foi elaborada entre os dias 20 e 21 de setembro, período no qual foram entrevistados 2.002 eleitores de 137 cidades de todas as regiões do país.
Todas as pesquisas publicadas nas últimas duas semanas apontavam uma vitória por uma estreita margem no segundo turno de Marina, que se tornou candidata do PSB em meados de mês passado, após a morte em um acidente aéreo de Eduardo Campos. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.