Pesquisa da CET aponta 55,44% dos motoristas comentem infrações diariamente em São Paulo

  • Por Jovem Pan
  • 19/06/2015 13h42
  • BlueSky

Agente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) orienta o trânsito na Avenida Ermano Marchetti na Lapa Folhapress Guarda da CET controla o trânsito em São Paulo

Falta do cinto de segurança, uso de celular, dirigir com o braço para fora, passar no vermelho e desrespeito à sinalização PARE estão entre as infrações. Pesquisa da Companhia de Engenharia de Tráfego revela que 55,44% dos condutores cometem irregularidades diariamente.

A CET fará operações secretas de fiscalização, e o secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, diz que o motorista precisa ser mais consciente. “Não adianta aumentar o número de radares, não adianta aumentar o número de pessoas para fiscalizar. A questão não é essa, tem a questão cultural do comportamento do motorista”, afirma.

De acordo com a Prefeitura, a operação terá início em agosto, e os todos endereços da fiscalização serão mantidos em sigilo.

O especialista em Engenharia de Transportes, Horácio Figueira, afirma que a CET é incapaz de multar todos que dirigem fora da linha. “A relação que a gente fez das pesquisas, é que mais ou menos para cada multa que o motorista reclama que ele comete, 4.400 infrações em média faz por ano”, apresenta.

O excesso de velocidade no trânsito de São Paulo mata 4 pessoas e mutila outras 40 por dia, na maioria motoqueiros.

Questionado pela repórter Renata Perobelli, o novo diretor de operações da CET, Valtair Valadão, admite a necessidade de checar a sinalização. “A CET está planejando também verificar os locais onde há necessidade de troca ou de reposição de forma que a via esteja visivelmente sinalizada”, diz.

A pesquisa da CET estima que são cometidas cerca de 10 milhões de infrações por hora na capital paulista. Em 2014, foram aplicadas pouco mais de 10,6 milhões de multas na cidade pelos marronzinhos, radares e policiais militares.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.