Pesquisa mostra Hillary Clinton com 12 pontos de vantagem sobre Donald Trump

  • Por Estadão Conteúdo
  • 23/10/2016 17h34
MCX11. St. Louis (United States), 09/10/2016.- Republican Donald Trump (L) and Democrat Hillary Clinton (R) at the end of the second Presidential Debate at Washington University in St. Louis, Missouri, USA, 09 October 2016. The third and final debate will be held 19 October in Nevada. (Estados Unidos) EFE/EPA/JIM LO SCALZO EFE/EPA/JIM LO SCALZO Donald Trump e Hillary Clinton ao final do segundo debate presidencial na Universidade de Washington em St. Louis

Uma nova pesquisa divulgada pela ABC News neste domingo mostrou a candidata do Partido Democrata, Hillary Clinton, com 50% das intenções de voto, contra 38% do republicando Donald Trump. O levantamento anterior da própria ABC mostrava uma vantagem de quatro pontos para Hillary. O levantamento foi realizado entre os dias 20 e 22 de outubro, com uma amostra nacional de 1.391 pessoas, incluindo 874 eleitores, e tem uma margem de erro de 3,5 pontos.

A mesma pesquisa revela que 59% dos prováveis eleitores rejeitam a afirmação de Trump sobre uma manipulação no pleito em favor de Hillary , e 65% disseram que desaprovaram sua recusa a dizer se aceitará o resultado da eleição em caso de derrota. 

O presidente do Partido Republicano, Reince Priebus, minimizou hoje as declarações de Trump sobre manipulação, dizendo que o partido vai ser “razoável” para avaliar os resultados da eleição marcada para o dia 06 de novembro. “Perder por uma centena de votos é uma coisa”, disse Priebus em entrevista a uma emissora de TV. “Perder por 100.000 é diferente. Acho que podemos ser razoáveis sobre esta questão.”

Eric, filho de Donald Trump, adotou um discurso semelhante. “Olha, se for um resultado justo, ele com certeza vai aceitá-lo. Não há dúvida sobre isso”, afirmou em entrevista.

Na última semana, o candidato republicano intensificou suas alegações de fraude eleitoral, quando se recusar a dizer que ele aceitará os resultados das eleições durante o terceiro e último debate presidencial, realizado em 19 de outubro. Os comentários têm sido duramente criticados tanto por democratas quanto por republicanos, que os classificaram como irresponsável e perigoso Alguns funcionários do Partido Republicano alertam que a declaração pode diminuir o número de eleitores do partido.

Priebus argumentou que a “enxurrada” de cobertura negativa da mídia em relação a Trump, – em contraste com o que os republicanos alegam ser uma cobertura inadequada sobre os e-mails de campanha de Clinton que foram vazados -, juntamente com preocupações sobre potencial fraude eleitoral potencial, levaram o candidato a dizer: “Eu estou levando em conta todas as opções”. Fonte: Dow Jones Newswires.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.