Pesquisa mostra que 21% dos jovens têm medo de sair à noite por violência

  • Por Jovem Pan
  • 24/07/2015 10h43

Ensaio aberto do bloco Nossa Casa Confraria das Ideias Avener Prado/Folhapress Moradores da Vila Madalena reclamam que um mês antes do Carnaval já havia festa e muito barulho

Violência em São Paulo assusta 56% das crianças e adolescentes, diz pesquisa com jovens de 10 a 17 anos. O estudo realizado com 805 pessoas foi feito pelo IRBEM, da Rede Nossa São Paulo, e publicado nesta quinta-feira (23).

Medo de assalto ou roubo preocupa 61%; outros 33% se sentem inseguros com o tráfico de drogas e 21% de sair à noite. Outro dado que chama atenção é que 20% dos jovens afirmaram ter medo da polícia, responsável em dar segurança ao cidadão. A pesquisa mostra que praticamente metade dos entrevistados deixaria São Paulo em busca de maior qualidade de vida.

A diretora do Ibope, Márcia Cavallari, diz que a vontade de sair da cidade reflete também a influência da família sobre os pesquisados. “Esse índice é menor do que o índice quando você faz a perguntar para a população como um todo. Mas acaba que a vida dos pais reflete na vida dos filhos até na questão de medo”, explica.

Acidentes de trânsito assustam 19%; outros 17% relataram ter medo de racismo ou preconceito e 14% de bullying ou cyberbullying.  A insegurança em sofrer violência no meio da multidão atinge 7% das crianças e adolescentes.

Pesquisa IRBEM feita com adultos, divulgada este ano, diz que 67% sentem sensação de insegurança em São Paulo. Já 41% ficam assustados com tráfico de drogas e 37% têm medo de sair à noite.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.