Pesquisa mostra que 85% dos russos respaldam incorporação da Crimeia à Rússia

  • Por Agencia EFE
  • 18/03/2015 09h30

Moscou, 18 mar (EFE).- Segundo uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira pelo Centro de Estudos da Opinião Pública, 85% dos russos respaldam a incorporação da península da Crimeia à Rússia, anexação que hoje completa um ano.

Dos participantes da pesquisa, apenas 4% opinaaram que em determinadas circunstâncias negativas, como ameaça de guerra ou pressões do Ocidente, poderia ser questionada no futuro a pertinência territorial da Crimeia.

A imensa maioria, 89%, se mostram convencidos de que a Rússia não deve devolver a Crimeia à Ucrânia a fim de conseguir o levantamento da sanções ocidentais que pesam sobre o país.

27% dos indagados indicaram que a comunidade internacional reconhecerá em breve a incorporação da Crimeia à Rússia, 43% opinaram que isso se produzirá nos próximos anos e 15%, em dez anos ou mais.

Para 8%, o reconhecimento internacional não acontecerá nunca, enquanto os outros 7% não se pronunciaram sobre o tema.

Em 18 de março de 2014, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou com os dirigentes pró-Rússia da Crimeia e o porto de Sebastopol, situado nessa península, tratados pelos quais esses territórios foram incorporados à Rússia como entidades federadas.

Tanto a Ucrânia, como a maior parte da comunidade internacional, condenou a incorporação da Crimeia à Rússia como uma anexação. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.