Pesquisas indicam empate técnico entre União Sionista e Likud
Jerusalém, 17 mar (EFE).- A coalizão União Sionista (integrada pelo Partido Trabalhista e o Hatnuah) e o Likud conseguiram 27 cadeiras cada um nas eleições parlamentares de Israel, conforme as primeiras pesquisas divulgadas pelo “Channel 10” e pelo “Channel 1” da TV local no fechamento das urnas do pleito realizado nesta terça-feira.
Ambas colocam em terceiro lugar à Lista Conjunta, com 12 ou 13 cadeiras. Na quarta posição está Yesh Atid, do ex-ministro de Finanças Yair Lapid, com 11 ou 12 deputados.
O grande derrotado seria o Lar Judaico, de Naftali Bennett, que pode estar apenas com oito ou nove deputados, abaixo, inclusive, do partido de centro-direita Kulanu, que com 10 cadeiras se transforma no verdadeiro equilíbrio para a formação de governo.
No final da lista, segundo as pesquisas, os partidos ultra-ortodoxos Judaísmo Unido da Torá e Shas, com seis ou sete cadeiras cada um; a frente o pacifista Meretz, com cinco; e o partido ultranacionalista Yisrael Beiteinu, também com cinco.
De acordo com analistas de ambos os canais, esta configuração provisória denota um empate técnico para a formação do novo governo, no qual Kulanu – uma formação surgida a partir do Likud para estas eleições – decidirá quem formará o executivo: o cabeça do União Sionista, Isaac Herzog, ou o primeiro-ministro israelense e líder do Likud, Benjamin Netanyahu. EFE
elb-fpa/cdr
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.