Petrobras assina convênio para exploração de gás na Bolívia

  • Por Agência EFE
  • 14/04/2015 16h52
  • BlueSky
Reprodução A Petrobrás e os últimos escândalos

A Petrobras assinou nesta terça-feira com a estatal Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) um convênio para impulsionar a exploração de gás natural em três áreas na região sulina de Tarija.

O documento foi assinado pelo representante da Petrobras na Bolívia, Erick Portela, e o presidente da YPFB, Guillermo Achá, em um ato na cidade de Tarija.

Trata-se de um “memorando de entendimento” para “que comecem todas as atividades prévias à assinatura de um contrato para as áreas de San Telmo, Sunchal e Astillero”, que têm um potencial de 4,88 trilhões de pés cúbicos de gás natural, explicou Achá.

O documento abre a possibilidade de um investimento de até US$ 2,057 bilhões, que incluiriam as atividades de exploração, transporte e a construção de usinas nos três blocos, acrescentou.

“Estas novas áreas vão permitir aumentar nossas reservas e consolidar o departamento de Tarija como centro energético da Bolívia”, acrescentou Achá.

Esse departamento possui cerca de 85% das reservas de gás natural da Bolívia.

Além dos 4,88 trilhões de pés cúbicos de gás, se espera poder confirmar nestas três áreas reservas de mais de 100 milhões de barris de líquidos, indicou a YPFB em comunicado.

A companhia petrolífera boliviana e o Ministério de Hidrocarbonetos do país também assinaram outro memorando de entendimento com a empresa russa Gazprom, para a “atualização do esquema geral para o desenvolvimento do setor de gás da Bolívia até 2030”.

A última certidão de reservas provadas estabeleceu que a Bolívia tem 10,45 trilhões de pés cúbicos de gás natural.

A Bolívia iniciou uma intensa exploração de novas jazidas para ampliar suas reservas, o que, no atual ritmo de consumo, conseguiriam em 2023, embora analistas críticos considerem que na realidade haverá déficit a partir de 2017.

Atualmente, o país andino exporta gás natural para Brasil e Argentina.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.