Petrobras descumprirá sua meta de produção para 2014

  • Por Agencia EFE
  • 17/11/2014 13h38

Rio de Janeiro, 17 nov (EFE).- A Petrobras descumprirá sua meta de produção para este ano, que era de crescimento de 7,5%, e só registrará um aumento de entre 5,5% e 6%, informou nesta segunda-feira a companhia.

O diretor de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Miranda Formigli, afirmou em uma conferência com acionistas que a empresa “está trabalhando” para se aproximar de um aumento de 6% sobre os 1,931 milhão de barris diários registrados em 2013.

Os motivos para o descumprimento da meta, que era de 7,5%, com uma variação de um ponto percentual, foi o atraso na entrega de várias plataformas próprias, da concessão de licenças de operação e da conexão de vários poços.

A Petrobras tinha informado mais cedo que sua produção de petróleo subiu 9% no terceiro trimestre comparado com o mesmo período do ano anterior, o que significa uma média de 2,09 milhões de barris diários.

Em outubro, a Petrobras alcançou nove meses seguidos de alta de produção de petróleo, segundo um comunicado da empresa, que decidiu informar sobre o resultado operacional apesar do adiamento da divulgação do resultado financeiro do terceiro trimestre.

A publicação dos resultados foi atrasada devido à investigação da Operação Lava-Jato.

Segundo o comunicado da Petrobras, a produção de gás natural subiu 7% ante o segundo trimestre e se situou em 441 mil barris diários.

A melhoria se deveu ao começo de operações de quinze poços produtores, chegando a um total de 46 poços no ano. A companhia prevê conectar mais 16 poços no quarto trimestre.

A produção de derivados nas refinarias brasileiras registrou um crescimento de 4% com relação ao terceiro trimestre do ano anterior, com um total de 2,138 milhões de barris diários processados.

Segundo a companhia, 80% do petróleo processado foi procedente de jazidas brasileiros e o restante importado, o que representa um aumento de custos para a companhia.

A oferta de gás natural subiu 14% com relação ao terceiro trimestre de 2013, e com isso chegou a 45,6 milhões de metros cúbicos diários, enquanto a demanda se situou em 97,7 milhões de metros cúbicos.

O aumento da produção de gás permitiu diminuir em 16% a importação de gás natural liquidificado (GNL). EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.