Petrobras negocia venda de ativos em gás a japonesa Mitsui
Rio de Janeiro, 22 set (EFE).- A companhia petrolífera Petrobras informou nesta terça-feira que está na “fase final de negociação” para vender ao grupo japonês Mitsui 49% da subsidiária que aglutinará todas suas distribuidoras de gás.
A maior empresa brasileira, controlada pelo Estado mas com ações negociadas nas bolsas de São Paulo, Nova York, Madri e Buenos Aires, já é sócia da Mitsui em oito distribuidoras regionais de gás natural no Brasil.
A estatal prepara há vários meses uma operação para criar uma subsidiária que reunirá as 19 distribuidoras de gás controladas por ela, e que abastecem todos os estados do Brasil.
A Petrobras informou em seu comunicado ao mercado que a conclusão das negociações com a Mitsui só depende da aprovação do respectivo contrato e de suas condições por parte da direção e do conselho de administração da estatal, assim como do sinal verde dos órgãos reguladores competentes.
A companhia informou ainda que a operação, “realizada mediante um processo competitivo” em que participaram várias empresas interessadas, faz parte do programa de desinvestimentos anunciados este ano.
Com o plano, que prevê a venda entre este ano e 2016 de ativos que somam US$ 15,1 bilhões, a Petrobras procura enfrentar a grave crise provocada pela queda de seus lucros, dos preços de petróleo no mercado internacional, a pela elevação da dívida e as dificuldades de captação.
Mitsui Gas é uma das várias empresas investigadas por possíveis desvios de recursos em contratos com a companhia petrolífera.
A reestruturação da Petrobras para criar uma subsidiária que aglutine as distribuidoras de gás obrigará a empresa a criar outra companhia que ficará com os ativos referentes a gasodutos e plantas térmicas de geração de energia alimentados a gás. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.