Petrobras põe em operação nova plataforma no Parques das Baleias

  • Por Agencia EFE
  • 18/03/2014 15h03

Rio de Janeiro, 18 mar (EFE).- A Petrobras colocou em operação na segunda-feira a P-58, uma plataforma marítima com capacidade para produzir 180 mil barris diários de petróleo, mas que por enquanto só foi conectada a um dos 15 poços extratores que a alimentarão, informou nesta terça-feira a companhia.

A gigante estrutura de 63.300 toneladas, 119 metros de altura e com capacidade para alojar 110 pessoas, foi ancorada no Parque das Baleias, localizada na proção capixaba da Bacia de Campos, a cerca de 85 quilômetros do litoral do estado do Espírito Santo.

“A produção (da P-58) teve início por meio do poço 7-BFR-7-ESS, que extrai desde reservas do pré-sal e apresentou uma excelente produtividade, como era esperado”, segundo o comunicado da maior empresa do Brasil, que não informou o volume produzido inicialmente.

De acordo com a companhia, uma das petrolíferas que mais cresce no mundo, a plataforma, ancorada em uma região do oceano em que as profundezas chegam a 1.400 metros, será conectada nos próximos meses a outros 14 poços produtores, sete no pré-sal e sete no pós-sal, e a nove poços injetores.

As conexões exigirão um cabo de 250 quilômetros de dutos flexíveis.

O petróleo armazenado pela plataforma será transportado ao Brasil ou exportado mediante cargueiros de apoio.

A produção de gás natural, que pode chegar a 6 milhões de metros cúbicos diários, será evacuada mediante um gasoduto até Linhares, município no litoral do estado do Espírito Santo no qual a Petrobras tem uma unidade de tratamento.

A nova plataforma da companhia petrolífera brasileira, que conta com 64% de seus componentes de fabricação nacional, foi construída a partir do navio MT Welsh Venture.

O casco da embarcação foi adaptado em Cingapura e transportado em 2011 a um estaleiro do Rio Grande do Sul, no qual foram instalados os diferentes módulos de produção e processamento, as unidades de operação e quarto, e os diferentes sistemas elétricos e logísticos.

Segundo o comunicado da Petrobras, além da P-58, a companhia porá em operação neste ano três novas plataformas.

As novas unidades, de acordo com a companhia, permitirão que a produção de petróleo da empresa cresça 7,5% neste ano, até 2,076 milhões de barris diários, e que chegue 3,2 milhões de barris diários em 2018 e a 4,2 milhões de barris diários em 2020. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.