Petrobras terá que ampliar pagamentos ao governo por produção no ES

  • Por Reuters
  • 06/07/2015 20h14
RIO DE JANEIRO,RJ,06/09/2014-PETROBRAS/SEDE/CENTRO DO RIO - Prédio da Petrobras no centro do Rio de Janeiro.(Foto: Marcelo Fonseca/Folhapress). Marcelo Fonseca/Folhapress Fachada Petrobras

A Petrobras informou nesta segunda-feira que pagará 350 milhões de reais adicionais por trimestre à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) a título de participações governamentais referentes à produção no Parque das Baleias, na parcela capixaba da Bacia de Campos.

Isso porque um tribunal arbitral decidiu, em medida cautelar, que a estatal cumpra determinação da autarquia, que obriga a petroleira a considerar apenas um campo sete diferentes áreas produtoras, a partir do segundo trimestre de 2014. A ANP entende que jazidas das diferentes áreas são compartilhadas.

A imposição da autarquia, questionada pela Petrobras em uma câmara de arbitragem internacional, faz com que a empresa pague valores maiores de participações especiais (PE).

Diferentemente dos royalties, que incidem sobre o volume total da produção de todas as áreas, a PE é cobrada apenas quando a produção ultrapassa determinadas estimativas. O que acontece em campos grandes ou com alta rentabilidade.

O montante de 350 milhões de reais foi calculado com base no preço do petróleo e na produção atual dos campos e pode crescer na medida em que a companhia desenvolva os ativos.

O tribunal determinou ainda que as partes apresentem o cálculo exato dos montantes correspondentes às diferenças históricas de participação especial apuradas até a data da decisão e a proposta para depósito dessas diferenças.

Embora o montante esteja pendente de confirmação por ambas as partes, a Petrobras afirmou que o valor até então estimado pela agência reguladora é de 2,2 bilhões de reais.

“Vale ressaltar que se trata de decisão de natureza preliminar, tendo em vista que os árbitros não decidiram sobre o mérito da matéria”, frisou a empresa.

“A Petrobras informa que continuará atuando firmemente na defesa dos seus direitos e fatos julgados relevantes serão tempestivamente comunicados ao mercado.”

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.