7 perguntas para o piauiense que tirou mais de mil em matemática no Enem

  • Por Thiago Navarro/ Jovem Pan
  • 09/01/2016 12h59
Divulgação/Insituto Dom Barreto Vitor Melo Rebelo

Um estudante de 18 anos de uma reconhecida escola particular do Piauí foi um dos alunos a conseguir a proeza de ultrapassar os mil pontos na nota de matemática no ENEM 2015, cujos resultados foram divulgados nesta sexta (08). (Veja a entrevista ao final do texto)

Outro aluno, o paulista Mathias Dunker, também conseguiu acertar todas as 45 questões dessa parte da prova e falou com a Jovem Pan sobre sua rotina de estudos. Veja aqui.

Segundo o INEP, os 1.008,2 pontos foram a maior nota da história do Exame Nacional do Ensino Médio. A pontuação é possível graças à Teoria de Resposta ao Item (TRI), método utilizado para corrigir as provas que considera o porcentual de pessoas que acertaram ou erraram cada questão.

Vitor Melo Rebelo terminara o Ensino Médio em 2014, mas cursou 2015 como aluno ouvinte no Instituto Dom Barreto, no centro de Teresina, famoso colégio por figurar entre as escolas que mais pontuam no ENEM.

Apesar da pouca idade, esse não é o primeiro grande feito escolar de Vitor. Ele já foi aprovado em outros 12 vestibulares, como em Engenharia de Competição na USP e na Unicamp (em São Paulo e Campinas) e Engenharia Civil na UnB (Brasília) na UFPI (Federal do Piauí).

Mas o sonho do jovem prodígio é fazer medicina, a profissão de familiares, e, com a boa nota também nas outras áreas do Exame, ele deve começar sua preparação para se tornar médico na Universidade Federal do Piauí em 2016.

As inscrições para o Sisu, Sistema de Seleção Unificada (que usa a nota do Enem para distribuir vagas em universidades federais e outros centros de ensino) abrem nesta segunda-feira (11).

De acordo com o site do colégio, até o governador do Piauí, Wellington Dias, ligou para Vitor a fim de parabenizá-lo e comemorar o feito para o estado nordestino.

Vitor comemorou no Facebook: “Não me perguntem como (tirei mais de mil), eu também pensava que a nota máxima era 1000. Entretanto, quem sou eu para questionar o sistema adotado pelo Governo Federal?”.

7 perguntas para Vitor Rebelo

1) Como você foi nas outras áreas do Enem?

Fiz 166 (de 180, na prova geral) 39 em Linguagens 42 em Ciências da Natureza 40 em Humanas e 45 em Matemática (cada área possuía 45 questões). Fui tranquilo para a prova.

2) Matemática é sua matéria favorita?

Matemática não é minha favorita, prefiro física.

3) Qual é a sua rotina de estudo? E sua vida social, chega a ser afetada?

Estudos intercalados com descansos. Não afetou significativamente.

4) Quais são suas outras principais atividades semanais e como você as conciliou com os estudos em 2015?

Ia à academia e saía com meus amigos e com a namorada. Conciliava de forma simples, haja vista que não estudava nem em finais de semana nem durante a noite.

5) Você já tem alguma área da medicina de preferência?

Não tenho preferência por nenhuma área, apenas por cirurgia no geral.

6) Você se formou em 2014 e cursou como ouvinte no Instituto em 2015. Foi convidado?

Fui convidado. O IDB (Instituto Dom Barreto) sempre me ofereceu todas as oportunidades.

7) Após toda essa exposição pela grande nota, você acha que algo vai mudar na sua vida?

Acho que não. É algo momentâneo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.