PIB da Espanha cresce 1% no segundo trimestre pelo aumento da demanda

  • Por Agencia EFE
  • 27/08/2015 07h19

Madri, 27 ago (EFE).- A economia da Espanha cresceu 1% no segundo trimestre do ano, um décimo a mais que no trimestre anterior, devido fundamentalmente ao aumento da demanda interna, segundo dados oficiais divulgados nesta quinta-feira.

Além disso, o crescimento em relação ao mesmo trimestre do ano anterior se situou em 3,1%, contra 2,7% do trimestre precedente.

Tanto a taxa de crescimento trimestral como a anual coincidem com o dado antecipado do Produto Interno Bruto (PIB) divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) no último dia 30 de julho.

A demanda interna contribuiu com 3,3 pontos ao crescimento anual do PIB no segundo trimestre, o que representa dois décimos a mais que no primeiro trimestre.

Um de seus componentes, a despesa em consumo final dos lares, experimentou um crescimento anual de 3,5%, igual ao do primeiro trimestre, como consequência da evolução conjunta dos diferentes tipos de bens e de serviços que o integram.

Por sua vez, a despesa em consumo final das administrações públicas teve um aumento de 1%, oito décimos superior ao do trimestre precedente.

Além disso, a demanda externa melhorou sua contribuição ao PIB trimestral em dois décimos em relação ao trimestre passado, ao passar de -0,4 a -0,2 pontos.

Por fim, as exportações de bens e serviços aumentaram um ponto seu crescimento, de 5% a 6%, enquanto as importações cresceram dois décimos, ao passar de 7% a 7,2%. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.