PIB do Japão cai no segundo trimestre em 1,6% anual

  • Por Agencia EFE
  • 16/08/2015 22h17

Tóquio, 17 ago (EFE).- O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão se contraiu no segundo trimestre em 1,6% a ritmo anual perante a queda do consumo e das exportações, informou nesta segunda-feira (data local) o governo.

A economia japonesa se reduziu 0,4% em relação ao trimestre anterior, segundo dados publicados pelo Escritório do Governo.

Após seis meses de crescimento, o dado do PIB representa a primeira contração para a terceira maior economia mundial desde o terceiro trimestre de 2014.

No trimestre abril-junho, o consumo, pilar que compõe praticamente 60% do PIB japonês, diminuiu 0,8% em relação com janeiro-março.

Por sua vez, as exportações, outro componente de peso, sofreram uma forte queda de 4,4% no que representa um claro reflexo do arrefecimento econômico na China, principal parceiro comercial do Japão.

Por sua parte, o investimento de capital corporativo, uma das peças que o atual governo do primeiro-ministro Shinzo Abe se propôs ativar para estimular a recuperação, retrocedeu 0,1%.

O investimento público, fortalecido pelo programa de reforma econômica do Executivo, o chamado “Abenomics”, se manteve em bom nível e mostrou um crescimento intertrimestral de 2,6%.

Este primeiro percalço desde a recessão técnica que o Japão experimentou entre abril e setembro de 2014, principalmente devido aos efeitos da alta do IVA, foi no entanto bem digerido pela Bolsa de Tóquio, onde se esperava uma contração ainda maior.

Os números, além disso, alimentam a esperança dos investidores em que o Banco do Japão (BOJ, banco central japonês) decida potencializar seu atual programa de estímulo com medidas adicionais para fortalecer o desempenho da economia.

O BOJ começou em abril de 2013 um programa em massa de compra de ativos – a principal ferramenta do “Abenomics” – com a ideia de ampliar a base monetária e deixar para trás quase duas décadas de deflação. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.