Piimeiro ataque de Boko Haram no Chade deixa pelo menos 10 mortos

  • Por Agencia EFE
  • 13/02/2015 10h48

Nairóbi, 13 fev (EFE).- Pelo menos dez pessoas morreram na madrugada desta sexta-feira, no primeiro ataque perpetrado por membros do grupo jihadista nigeriano Boko Haram em território chadiano, informou a imprensa local.

Os insurgentes chegaram à cidade de Ngouboua, nas margens do lago Chade, por volta das 3h local (0h, em Brasília) a bordo de várias canoas e mataram pelo menos dez pessoas, entre elas o chefe da cidade, segundo o portal de notícias chadiano “Alwihda Info”.

O Exército do Chade já iniciou uma operação para perseguir os autores deste ataque, o primeiro perpetrado por Boko Haram com vítimas mortais em território chadiano.

O ataque ocorre em meio a uma operação multinacional liderada pela Nigéria e Chade para expulsar os milicianos do Boko Haram de seus principais redutos no nordeste do país.

O Chade, que conta com um dos contingentes militares mais poderosos da região, realizou diversos ataques aéreos contra posições insurgentes nos últimos dias.

Assim, as tropas chadianas arrebataram do Boko Haram pelo menos a cidade nigeriana de Gamboru, onde mataram 250 supostos membros da seita radical após dois dias de intensos combates na fronteira entre Nigéria e Camarões.

Em represália, o Boko Haram intensificou suas incursões no Níger e Camarões, como a da semana passada na cidade cameronesa de Fotokol, onde degolou e assassinou pelo menos cem civis.

Recentemente, a União Africana (UA) autorizou uma força regional de 7,5 mil soldados para combater aos militantes, que lutam para impor um estado islâmico no norte da Nigéria. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.