Pilotos da Lufthansa estenderão sua greve até sábado
Frankfurt (Alemanha), 20 mar (EFE).- Os pilotos da companhia aérea alemã Lufthansa estenderão sua greve até o próximo sábado em uma ação de protesto que começou na quarta-feira e ganhou força nesta sexta-feira com a adesão dos controladores na Itália.
A Lufthansa cancelou 790 voos de curta e média distância previstos para hoje, 700 deles pela greve de seus pilotos e 90 pelas consequências da paralisação dos controladores na Itália.
A ação de protesto dos pilotos alemães e dos controladores italianos afetará hoje cerca de 94.000 passageiros na Alemanha. Já a greve de pilotos do sábado afetará os voos de longa distância e o transporte de carga.
Por sua vez, as filiais da Lufthansa Swiss, AUA e Germanwings operarão normalmente.
A Lufthansa e os pilotos negociam há um ano o convênio coletivo sem haver chegado ainda a um acordo no sistema de aposentadorias antecipadas, que até agora a empresa pagava integralmente a cerca de 5.400 pilotos.
A maior companhia aérea da Alemanha quer atrasar a idade de aposentadoria antecipada para as novas contratações e também não quer assumir os custos em sua totalidade. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.