Piñera diz deixar governo do Chile com a alegria do dever cumprido

  • Por Agencia EFE
  • 10/03/2014 00h23

Santiago do Chile, 10 mar (EFE).- Neste domingo, a dois dias de deixar o poder, o presidente chileno, Sebastián Piñera, afirmou “sentir que deixa o governo com a alegria do dever cumprido e olhando nos olhos e com a cabeça erguida para todos nossos compatriotas”.

Piñera realizou esta noite seu último discurso em rede nacional de televisão para avaliar sua gestão antes da mudança de comando na terça-feira 11, quando passa a faixa para a presidente eleita, Michelle Bachelet.

O líder afirmou que governou em “tempos difíceis”, que recebeu o país com uma economia “com claros sinais de fadiga”.

Mas destacou que “sem prejuízo dos erros cometidos, que reconhecemos, hoje o Chile cresce, cria empregos, melhora os salários, reduz a pobreza e as desigualdades com força e vontade”.

Durante os quatro anos do mandato de Piñera a economia chilena cresceu em média 5,3% e o desemprego ficou entre 5 e 6%.

“Como não nos sentirmos contentes com o milhão de novos empregos que criamos juntos, que três milhões de compatriotas realizaram durante nosso governo o sonho da casa própria”, disse.

“Hoje o Chile é um melhor país para nascer, crescer, estudar, trabalhar, formar família e envelhecer do que era há apenas quatro anos. Ou seja, um melhor país para viver”, acrescentou.

Piñera refletiu também sobre seu papel e disse que “um bom presidente deve ser como um bom pai ou mãe de família, por isso nosso permanente compromisso com os mais pobres e com nossa esforçada classe média”.

Também assinalou que queria terminar sua “despedida” demonstrando dois sentimentos.

“Primeiro meu profundo orgulho pelo Chile e minha imensa gratidão com meus compatriotas, pelo carinho e apoio que sempre expressaram, através de um abraço apertado, uma palavra de ânimo”, comentou.

“Segundo, quero desejar a melhor das sortes e o maior dos sucessos ao futuro governo, que a partir desta terça-feira será liderado pela presidente eleita Michelle Bachelet”, acrescentou.

Piñera conclui o mandato com apoio de 50% da população, segundo a última pesquisa política divulgada, um da melhores números alcançados ao longo de seu governo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.