Planalto anuncia novas mudanças em dois ministérios antes das eleições

  • Por Agencia EFE
  • 28/03/2014 17h24

Brasília, 28 mar (EFE).- O Palácio do Planalto anunciou nesta sexta-feira novas mudanças em dois ministérios, em mais um movimento de reforma de gabinete relacionado com as eleições do próximo mês de outubro.

A presidente Dilma Rousseff nomeou o deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) como ministro da Secretaria de Relações Institucionais, em substituição de Ideli Salvatti, que por sua vez substituirá a ministra Maria do Rosário na Secretaria de Direitos Humanos.

Berzoini ocupou a titularidade dos ministérios de Previdência Social e do Trabalho durante o primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva.

Ideli Salvatti, por sua vez, comandou de 2011 até hoje a Secretaria de Relações Institucionais e previamente passou pelo Ministério de Pesca.

Maria do Rosário deixa o cargo para concorrer nas eleições de outubro. Em nota, Dilma agradeceu a “dedicação, competência e lealdade” da ministra e diz ter “certeza de que ela continuará dando sua contribuição ao país”.

Segundo as leis brasileiras, todos os candidatos, exceto a própria presidente, devem deixar os postos públicos que ocupam seis meses antes das eleições, um prazo que vence no dia 5 de abril.

Nas últimas semanas, também por questões eleitorais, renunciaram nove ministros, entre eles os agora ex-ministros da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; da Saúde, Alexandre Padilha; de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, que respectivamente se candidatarão aos governos regionais de Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

No último mês, Dilma também realizou mudanças nas pastas de Desenvolvimento Agrário, Cidades, Pesca, Ciência e Tecnologia, Agricultura, e Turismo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.