Plano de busca do avião da AirAsia passa a incluir sul da ilha de Bornéu
Bangcoc, 30 dez (EFE).- As autoridades da Indonésia incluíram nesta terça-feira o Mar de Java e a superfície terrestre do sul da ilha de Bornéu no plano de busca do avião da companhia AirAsia que desapareceu no último domingo com 162 pessoas a bordo.
Os detalhes do terceiro dia consecutivo de buscas foram divulgados pelo diretor da Agência Nacional de Buscas e Resgate da Indonésia (Basarnas), Bambang Soelistyo. Ontem, ele chegou a afirmar que há “enormes possibilidades” de a aeronave desaparecida estar no fundo do mar.
Indonésia, Malásia, Cingapura, Austrália, Coreia do Sul, Estados Unidos e China participam com equipamentos e pessoal na busca, que envolve cerca de 30 embarcações e 15 outros aviões. França, Reino Unido e Japão também ofereceram ajuda para encontrar a aeronave.
O voo QZ-8501 da AirAsia saiu de Surabaia, na Indonésia, com destino a Cingapura, onde pousaria duas horas depois, segundo a previsão da companhia.
No caminho, o piloto chamou a torre de controle e pediu permissão para mudar o plano de voo por causa do mau tempo, sendo autorizado a subir dos 32 mil para os 38 mil pés de altitude. Poucos minutos depois, os operadores perderam o contato com o avião e não foi emitido nenhum sinal de socorro.
Estavam a bordo 155 passageiros e outros sete integrantes da tripulação. Entre eles há 155 indonésios, três sul-coreanos, um britânico, um francês, um malaio e um cingapuriano. EFE
nc/lvl
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.