PM e GCM anunciam operação conjunta para reduzir incêndios em ônibus em São Paulo

  • Por Jovem Pan
  • 09/01/2015 09h11
SÃO PAULO, SP – 03.01.2015: PROTESTO-SP - Um ônibus foi incendiado na Parada de Taipas, na zona norte da capital paulista, na tarde deste sábado (3). Na região, um temporal fez um córrego transbordar e a queda de uma árvore deixou feridos. Entretanto, nem PM nem CET tinham informações sobre a motivação do ataque contra o ônibus. Este é o primeiro ônibus incendiado no ano em São Paulo. Por volta das 17h, um grupo de jovens colocou fogo no veículo que estava na Estrada de Taipas, altura do número 1.000. O ponto do ataque fica a cerca de quatro quilômetros do local onde houve o alagamento. (Foto: Reginaldo Castro/Folhapress) Reginaldo de Castro/ Folhapress ônibus incendiado em SP

A Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana anunciaram uma operação conjunta para reduzir incêndios em ônibus na cidade de São Paulo. A medida foi anunciada após cinco veículos terem sido incendiados na última quarta-feira, na Avenida Belmira Marin, na região do Grajaú.

Agentes da GCM vão trabalhar dentro do Comando de Operações da PM de forma integrada, além de atuar em terminais e corredores de ônibus. O secretário de Segurança Pública, Alexandre de Moraes, explicou como será a integração entre as forças estadual e municipal.

Um levantamento feito pela Secretaria aponta que 90% dos ataques a ônibus ocorrem em quatro bairros das Zonas Sul, Leste e Norte. O secretário municipal de Segurança Urbana, Roberto Porto, descreveu como será o papel dos guardas civis metropolitanos na operação.

Somente no ano passado, o prejuízo das empresas de ônibus com os incêndios ultrapassa a marca de R$ 50 milhões. Em entrevista a Anderson Costa, o presidente do Sindicato da categoria, Francisco Christovam, vê com bons olhos a ação conjunta.

Questionado sobre a possibilidade das cooperativas terem ligações com o crime organizado, Francisco Christovam negou ter conhecimento do tema. Na noite desta quinta-feira, a Polícia Civil prendeu três suspeitos de terem incendiado cinco ônibus na Avenida Belmira Marin, no Grajaú.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.