Polêmico! Confira seis vezes em que Donald Trump poderia ter sido “demitido”

  • Por Jovem Pan
  • 16/06/2015 18h10
U.S. Republican presidential candidate, real estate mogul and TV personality Donald Trump formally announces his campaign for the 2016 Republican presidential nomination during an event at Trump Tower in New York June 16, 2015. REUTERS/Brendan McDermid Reuters Donald Trump anuncia candidatura à presidência dos Estados Unidos

O magnata norte-americano, Donald Trump anunciou nesta terça-feira (16) que concorrerá as prévias do Partido Republicano à presidência dos Estados Unidos. Durante um evento em Nova Iorque, ele declarou: “estou anunciando oficialmente que estou concorrendo para ser presidente dos Estados Unidos, para fazer nosso país maior de novo”.

Mundialmente conhecido por ser a estrela do programa “The Apprentice” [O Aprendiz], Trump também sabe se envolver em polêmicas. Entre casos envolvendo o presidente dos EUA, Barack Obama, e o atentado à revista Charlie Hebdo, confira seis vezes em que Trump poderia ter sido “demitido”:

1. Caso Charlie Hebdo

Através de sua conta no Twitter, o empresário, inicialmente, expressou suas condolências às famílias das vítimas, mas depois afirmou que “se as pessoas que foram tão violentamente baleadas em Paris tivessem armas, teriam ao menos uma chance de se defenderem”.

Logo em seguida ele fez mais dois tweets: “Não é interessante que a tragédia em Paris tenha acontecido em um país com o maior controle de armas do mundo?” e “Lembrem-se, quando armas não são legisladas, somente criminosos terão armas”.

2. Comentário machista sobre Hillary Clinton

Trump deletou o tweet polêmico a respeito da candidata a presidência dos EUA pelo Partido Democrata em que fez referência ao caso extraconjugal de Bill Clinton, ex-presidente e ex-marido de Hillary.

“Se a Hillary Clinton não consegue satisfazer seu marido, como vai satisfazer a América?”, dizia o comentário postado no dia 16 de abril deste ano.

3. Certidão de nascimento de Barack Obama

Em 2011, o magnata movimentou a imprensa norte-americana após pedir esclarecimentos sobre a certidão de nascimento do atual presidente dos EUA. Obama nasceu no Havaí e é filho de mãe americana e pai queniano.

Trump disse na época, que Obama não poderia ser presidente por acreditar que o democrata havia nascido no Quênia. Após a acusação, o governo americano divulgou a certidão de nascimento de Obama.

4. Filhos polêmicos

Eric e Donald Trump Jr. causaram polêmica em 2012 ao aparecerem em uma foto ao lado de animais mortos. Grupos de direitos dos animais chamaram os irmãos de “insensíveis e terríveis”.

No Twitter, Donald Jr. afirmou que não tinha vergonha do que fazia e disse que a carne dos animais foi doada a vilarejos locais e que os animais caçados não estavam ameaçados de extinção.

Orgulhoso dos filhos, o pai declarou na época: “eles se tornaram bons nisso. (…) Sei que qualquer coisa que fizeram foi 100% dentro dos termos da comunidade de caça”.

5. Sem limites com o México

No dia 24 de fevereiro deste ano, Donald Trump recomendou em um tweet que não se fizesse negócios com o México. O magnata assegurou que tem uma demanda ganha no país latino mas que, devido a um sistema judicial corrupto, ainda não tinha recebido e, por isso, sugeriu não fazer negócios com o país.

Os comentários foram feitos na noite do Oscar, em que o diretor Alejandro González Iñárritu pediu um tratamento digno para os migrantes mexicanos e lembrou a origem migrante dos EUA.

Mais uma vez, através de sua conta no Twitter, Trump disse: “a noite do Oscar foi boa para o México, e como não, estão roubando os Estados Unidos mais que nenhuma outra nação”.

6. Médicos infectados com ebola

O empresário criticou o governo dos EUA por trazer dois médicos infectados por ebola de volta ao país.

“Os Estados Unidos não podem permitir que pessoas infectadas por ebola voltem. Quem viaja para lugares longínquos para ajudar os outros é uma ótima pessoa, mas deve sofrer as consequências”, disse em tweet publicado em agosto de 2014.

O magnata ainda respondeu os comentários de usuários da rede social: “eles sabiam do risco quando foram para a África. Eles escolheram livremente”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.