Polícia acredita que atentado de Bangcoc foi realizado por um grupo

  • Por Agencia EFE
  • 19/08/2015 07h41

Bangcoc, 19 ago (EFE).- O chefe de polícia da Tailândia, Somyot Pumpanmuang, afirmou nesta quarta-feira que suspeita de um grupo de pessoas, e não de um só indivíduo, como possíveis autores do atentado que deixou 20 mortos e centenas de feridos na segunda-feira no centro de Bangcoc.

“Não suspeitamos de uma pessoa, suspeitamos de várias. Acreditamos que há tailandeses envolvidos, mas não estamos dizendo que sejam só tailandeses ou estrangeiros”, declarou Somyot em entrevista coletiva .

As câmeras de segurança localizadas ao redor do altar religioso onde explodiu o artefato captaram um jovem que entrou no recinto com uma mochila, que abandonou de maneira proposital minutos antes da deflagração.

As autoridades afirmaram que ainda desconhecem a nacionalidade do principal suspeito e tampouco sabem se este ainda se encontra no país.

A bomba de fabricação caseira, carregada com entre três e cinco quilos de dinamite e estilhaços, segundo as primeiras investigações policiais, pretendia causar o maior número de vítimas possíveis, de acordo com a versão oficial.

As vítimas mortais são seis tailandeses, quatro malaios, três chineses, dois cidadãos de Hong Kong, um indonésio, um cingapuriano e uma britânica, além de dois corpos não identificados.

Além disso, 123 pessoas ficaram feridas, sendo que várias delas permanecem em estado crítico.

Até o momento ninguém reivindicou a autoria do ataque, enquanto o governo não descarta nenhuma possibilidade.

Uma segunda bomba explodiu ontem perto de um atracador onde confluem vários serviços de transporte público, mas não causou vítimas depois que o artefato caiu em um rio.

As autoridades tentam nesta quarta-feira drenar a área do segundo ataque, enquanto os mergulhadores a rastreiam em busca de restos do explosivo.

O porta-voz governamental, Werachon Sukhontapatipak, afirmou que ainda não é possível estabelecer uma conexão direta entre ambos incidentes.

As autoridades ofereceram uma recompensa de 1 milhão de baht (cerca de US$ 28 mil) por informações que levem à detenção do principal suspeito. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.