Polícia alemã investiga novo incêndio em centro para refugiados

  • Por Agencia EFE
  • 14/05/2015 15h26

Berlim, 6 mai (EFE).- A polícia alemã investiga um incêndio supostamente proposital em um centro de refugiados em construção em Limburgerhof (oeste), fato que se soma a outros recentes ataques a alojamentos para solicitantes de asilo.

A promotoria e a polícia regional analisam o ocorrido perante a suspeita de que se trata de um ataque premeditado e não descartam um possível cenário xenófobo, por isso que estão abertas todas as vias de investigação.

O fogo, que não deixou nenhum ferido, causou danos avaliados em 50 mil euros nas futuras instalações do albergue, desenhado para alojar 16 refugiados.

Segundo as primeiras investigações da polícia, que pediu a colaboração de possíveis testemunhas, os autores do incêndio atearam fogo em vários rolos de papel situados em um dos telhados das instalações.

A primeira-ministra do estado da Renânia-Palatinado, Malu Dreyer, visitou o local e condenou o ataque em nome do governo regional.

No começo de abril, um incêndio proposital deixou inabilitado o novo albergue de asilados de Tröglitz, uma pequena população do leste da Alemanha que tinha se transformado em expoente do assédio neonazista aos políticos que defendem o amparo de refugiados.

Um mês antes do incêndio, o prefeito da cidade tinha renunciado para evitar uma manifestação ultradireitista convocada perante seu domicílio particular em protesto pela decisão de alojar um grupo de refugiados na cidade

O incêndio conhecido hoje coincidiu com a apresentação em Berlim das últimas estatísticas policiais sobre criminalidade, segundo as quais a extrema-direita protagonizou no ano passado pelo menos 175 ataques contra centros de refugiados na Alemanha.

O ministro do Interior, Thomas de Mazière, mostrou a “grande preocupação” do governo perante estes ataques da extrema direita, que, segundo sua opinião, aproveitam o debate público em torno da imigração para reforçar suas atividades xenófobas de propaganda. EFE

nl/ff

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.