Polícia atribui ataque contra carro policial a dissidentes do IRA

  • Por Agencia EFE
  • 03/11/2014 11h19

Dublin, 3 nov (EFE).- A polícia da Irlanda do Norte (PSNI) atribuiu nesta segunda-feira a autoria de um ataque com uma bomba contra um carro patrulha na cidade de Derry, ao oeste da província, a dissidentes do já inativo Exército Republicano Irlandês (IRA).

Um porta-voz da PSNI informou que o atentado ocorreu por volta das 20h40 (hora local, 18h40 em Brasília) de domingo, quando alguns indivíduos lançaram uma bomba de fabricação caseira contra a porta de um carro policial.

A bomba bateu no veículo e caiu em um jardim próximo, onde explodiu sem deixar feridos nem danos materiais significativos, acrescentou a fonte.

Em entrevista à emissora “BBC”, o superintendente da PSNI na região, Tony Callaghan, afirmou nesta segunda-feira que os agentes tiveram “muita sorte” de saírem ilesos do ataque. Ele lembrou que a ameaça terrorista contra a corporação é “séria”.

“Estamos todos os dias aí fora tentando proteger a comunidade, mas tem alguns com intenções assassinas e destrutivas tentando nos impredir”, disse o comando policial, em referência às cisões do IRA, opostas ao processo de paz na província britânica.

Callaghan afirmou que a PSNI vai “rever suas medidas de segurança”, mas ressaltou que a polícia seguirá “oferecendo seus serviços a todas as pessoas da cidade”.

O vice-ministro principal norte-irlandês, o nacionalista Martin McGuinness, condenou a ação terrorista, assim como a punição imposta no fim de semana pelos dissidentes a dois supostos criminosos de Derry, que levaram tiros nas pernas.

“Os dois tiroteios e a tentativa de assassinato de agentes da polícia em Derry são atos inúteis que não servirão para que seus responsáveis alcancem seus objetivos”, escreveu em sua conta no Twitter o “número dois” do Sinn Féin, antigo braço político do IRA. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.