Polícia bloqueia passeata pelo Dia Internacional da Mulher na Nicarágua

  • Por Agencia EFE
  • 08/03/2014 19h44

Manágua, 8 mar (EFE).- Uma marcha em comemoração ao Dia Internacional da Mulher na Nicarágua foi bloqueada neste sábado pelas tropas de choque da Polícia Nacional, e grupos afins ao governo de Daniel Ortega protestaram por sua conta do outro lado da barreira policial.

Pelo menos dez organizações defensoras dos direitos das mulheres haviam planejado fazer uma marcha de aproximadamente um quilômetro no centro de Manágua, mas ela foi impedida nos últimos 100 metros, já que o local de destino estava ocupado por seguidores do governo.

“Colocaram policiais mulheres do choque, e por trás delas outras mulheres com rifles para lançar bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha, isso só se vê em ditaduras”, disse a presidente do Movimento Autônomo de Mulheres (MAM), Azhalia Solís.

O Movimento Amplo de Mulheres, que reúne os grupos feministas do país, informou que entre 800 e mil pessoas participaram da manifestação.

Enquanto isso, integrantes dos grupos pró-governo, que usavam camisetas brancas com a imagem de Sandino na cor rosa, asseguraram que foi “por acaso” que, tanto eles como as agentes da polícia, estivessem no ponto final da marcha.

“Não podem reprimir uma marcha como essa, de luta pela equidade de gêneros”, disse a presidente do Centro Nicaraguense de Direitos Humanos (Cenidh), Vilma Núñez, que estava na multidão.

Na Nicarágua, as mulheres representam 50,5% da população, estimada em 6 milhões de habitantes, segundo dados oficiais. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.