Polícia Civil faz operação contra pirataria no Rio de Janeiro

  • Por Agência Brasil
  • 02/12/2014 14h12

A Polícia Civil do Rio de Janeiro faz hoje (2) operação de combate à pirataria em todo o estado. Segundo a polícia, a ação tem como foco principal a venda de calçados falsificados. Mais de mil policiais civis estão atuando em pontos conhecidos de venda desses produtos, como o mercado popular da Rua da Uruguaiana.

Na Uruguaiana, em apenas quatro pontos de venda, foram encontrados 2,5 mil pares de tênis falsificados. Segundo a delegada titular da Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM), Valéria Aragão, além de ser um crime à economia do país, a pirataria oferece riscos à saúde e à segurança dos consumidores, principalmente no caso dos medicamentos e dos brinquedos falsificados.

A delegada disse que é importante conscientizar a população sobre os riscos e as desvantagens de se consumir produtos falsificados. “Pesquisas demonstram que, infelizmente, metade da população brasileira consome produtos piratas, justificando esse consumo pela imediata vantagem econômica. O preço continua sendo o grande aliado da ilegalidade. Mesmo sendo sinônimo de baixa qualidade e de falta de garantia, os produtos piratas continuam sendo adquiridos”, disse.

Um balanço sobre as apreensões feitas hoje deve ser divulgado no final da tarde. O Dia Nacional de Combate à Pirataria será comemorado amanhã (3). 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.