Polícia crê que mortos em acidente com avião no R.Unido podem chegar a 20

  • Por Agencia EFE
  • 24/08/2015 10h58

Londres, 24 ago (EFE).- O número de mortos no acidente durante uma exibição aérea em Shoreham, no sudeste da Inglaterra, poderia chegar a 20, informou a polícia britânica nesta segunda-feira.

O acidente aconteceu no sábado às 13h30 (9h30 em Brasília) na estrada A27, nos limites de um aeroporto próximo à cidade litorânea de Brighton, quando o aparelho, um antigo modelo de caça dos anos 50 chamado Hawker Hunter, realizava um espiral e perdeu o controle, caindo em cima de vários carros.

O chefe da polícia de Sussex, Steve Barry, explicou que embora estimassem que havia 11 corpos, o número “poderia aumentar na próximas horas”, à medida que avançarem as tarefas de recuperação na área.

“No entanto, não esperamos que o número seja maior que 20, provavelmente menos”, disse o agente, que explicou que não só saberá o número exato de vítimas quando todos os destroçosdo avião e dos veículos foram retirados, e os corpos identificados.

Entre os mortos nesta grande via de circulação – que continua fechada ao tráfego – havia ciclistas e espectadores, além das pessoas que permaneciam em seus carros, explicou o agente.

O piloto Andy Hill, de 51 anos, que foi resgatado entre as chamas, permanece em estado crítico no hospital onde também foram atendidos outros 13 feridos.

Enquanto isso, a Autoridade de Aviação Civil (CAA), que investiga as causas do acidente, anunciou que analisa se os requisitos de segurança deste tipo de demonstrações aéreas devem ser aprimorados.

Em comunicado, a organização destacou que as normas de segurança aplicadas no Reino Unido nos espetáculos de aviação estão entre “as mais elevadas” e rígidas do mundo.

“Todos os convênios sobre estas exibições, incluídos os pilotos e as aeronaves, devem cumprir rigorosos requisitos de segurança”, acrescentou, enquanto os pilotos devem superar provas sobre suas habilidades antes de serem autorizados.

A CAA afirmou que embora seja muito raro acontecer acidentes desta natureza, irão investigar profundamente as circunstâncias da tragédia para estabelecer se podem realizar reformas nos guias de atuação.

Steve Andrews, diretor de operações clínicas do Serviço de Ambulâncias do Sudeste (Secamb), qualificou a cena de “total devastação”.

Muitas pessoas se aproximaram do local do acidente para depositar flores, cachecóis e velas, com mensagens de apoio e condolência, sem se importar com a forte chuva que está caindo na região. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.