Polícia da Colômbia deteve 184 pessoas durante eleições presidenciais
Bogotá, 26 mai (EFE).- Um total de 184 pessoas foram detidas durante as eleições presidenciais de domingo na Colômbia, dez delas por crimes eleitorais, segundo o balanço final divulgado nesta segunda-feira pela polícia.
Os delitos eleitorais têm a ver com corrupção ao eleitor, fraude ao votante, voto fraudulento, ocultação, retenção e posse de cédulas de cidadania e perturbação ao pleito.
Entre as 174 detenções por outros delitos se destacam 137 por ordem judicial de pessoas que se aproximaram dos postos de votação e tinham algum tipo de requerimento penal, e 37 que foram presas em flagrante.
A polícia confiscou durante o dia 72.256 unidades de propaganda eleitoral de diferentes partidos políticos (volantes, camisetas, botões, cartazes e broches) que eram distribuídas nos arredores das mesas de votação.
Também foram apreendidas 143 armas de fogo ilegais e foram fechados 167 estabelecimentos comerciais por não acatar a proibição de venda de álcool.
A Unidade de Recepção Imediata para a Transparência Eleitoral (Uriel) do Ministério do Interior tramitou 906 denúncias de cidadãos por supostas irregularidades no pleito. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.