Polícia da Dinamarca acredita que atentado foi obra de um único suspeito

  • Por Agencia EFE
  • 14/02/2015 22h48

Copenhague, 14 fev (EFE).- A polícia de Dinamarca acredita que apenas um atirador – e não dois, como foi informado inicialmente – participou do atentado ocorrido neste sábado em Copenhague contra um centro cultural, no qual uma pessoa morreu.

A polícia divulgou uma imagem do suposto atirador gravada por uma câmera de segurança da zona.

Acredita-se que seria um homem com “traços árabes” e com entre 25 e 30 anos, que estava com a parte inferior do rosto coberta por um lenço e portava uma arma automática.

“Os interrogatórios provisórios indicam que havia apenas um autor dos disparos em Krudttoenden (o centro cultural atacado)”, informou a polícia de Copenhague em comunicado.

De acordo com os depoimentos recolhidos, a imprensa fala de outro suspeito, que esperou pelo atirador do lado de fora e, em seguida, fugiu com ele, mas essa informação não foi confirmada pelas autoridades.

A polícia acredita que se trata de um atentado terrorista, mas não confirmou, por enquanto, se o alvo era o artista sueco Lars Vilks, ameaçado por grupos islamitas há anos por ter retratado o profeta Maomé em 2007 como um cachorro e que estava presente no local, assim como o embaixador francês na Dinamarca, François Zimeray.

No atentado, um civil de aproximadamente 40 anos morreu e três agentes sofreram ferimentos leves, dois deles membros dos serviços de inteligência.

A polícia encontrou o carro usado na fuga a cerca de três quilômetros do local do atentado, mas não havia armas em seu interior.

As autoridades aumentaram as medidas de segurança na capital dinamarquesa e o Ministério da Defesa colocou pessoal e aviões à disposição da polícia. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.