Polícia detém 170 pessoas após tiroteio entre motoqueiros rivais no Texas
Washington, 18 mai (EFE).- A polícia da cidade texana de Waco informou nesta segunda-feira que 170 pessoas foram detidas com relação a um tiroteio entre cinco gangues de motoqueiros rivais, no qual nove pessoas morreram e 18 ficaram feridas.
Os detidos, que tinham sido cifrados inicialmente pela polícia em 192, serão acusados de “envolvimento no crime organizado”, por suposta relação com o tiroteio registrado no estacionamento de um restaurante chamado “Twin Peaks”.
“Detivemos 170 indivíduos que estão ingressando e já ingressaram na prisão de McClellan. Os 170 são acusados de envolvimento em crime organizado em referência a um caso de assassinato em primeiro grau”, disse em entrevista coletiva o sargento Patrick Swanton, da polícia de Waco.
O sargento confirmou que cinco gangues distintas estiveram envolvidos no tiroteio e assegurou que a polícia local não divulgará seus nomes ao longo da investigação.
Swanton afirmou que a cena do crime hoje está “bastante protegida” por funcionários federais, estaduais e locais vigiando o lugar, e os corpos já foram retirados para a análise legista.
No entanto, a Comissão de Bebidas Alcoólicas do Texas (TABC) decidiu suspender a venda de bebida alcoólica do restaurante Twin Peaks durante “pelo menos sete dias”, devido ao “perigo que apresenta para a comunidade”, e está investigando o fato por sua conta, segundo a Polícia.
O sargento confiou que os donos do restaurante, que foram criticados por não cooperarem com a polícia no domingo, aproveitem essa ordem para “não abrir as portas ao público” nesta semana, mas ressaltou que depende deles tomar essa decisão.
Swanton precisou que a polícia de Waco tinha recebido no domingo informações que vários grupos de motoqueiros iam se reunir nesse lugar, por isso que uma equipe policial se apresentou no estacionamento inclusive antes do fato.
Isso permitiu que 20 agentes respondessem “entre 30 e 45 segundos” depois do início dos enfrentamentos entre os grupos, abrindo contra os agressores, explicou Swanton.
O tiroteio começou pouco depois do meio-dia de domingo por causa de uma discussão e mais tarde os fatos ocorrendo no estacionamento compartilhado entre dois estabelecimentos, confirmou o sargento.
Vários agentes e pessoal dos serviços médicos foram mais tarde ao lugar do fato, onde as forças da ordem encontraram cadeias, facas, tacos e armas de fogo.
Alguns clientes que estavan nos dois estabelecimentos chegaram a se esconder nos congeladores para se proteger dos disparos, segundo o canal de televisão local “News Channel 25”. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.