Polícia do Quênia mata cinco supostos terroristas

  • Por Agencia EFE
  • 19/06/2014 14h57

Nairóbi, 19 jun (EFE).- As forças de segurança do Quênia mataram a tiros cinco supostos terroristas no condado de Lamu, no nordeste do país, onde 60 pessoas morreram em dois ataques realizados no domingo e na segunda-feira passados, informou o governo do país nesta quinta-feira.

“Cinco terroristas suspeitos mortos a tiros enquanto escapavam”, anunciou o Ministério do Interior através de sua conta oficial no Twitter, acrescentando que as forças de segurança recuperaram três armas de fogo e munição dos supostos criminosos.

Ontem, a polícia do Quênia anunciou que tinha detido várias pessoas relacionadas ao ataque na cidade de Mpeketoni, na qual no domingo passado 49 pessoas morreram, um dia antes que um segundo ataque deixasse 10 mortos nessa mesma região do nordeste do país.

O inspetor geral da polícia do Quênia, David Kimaiyo, não informou com exatidão número de detidos nem a identidade dos supostos autores do ataque, reivindicado pela milícia radical islâmica somali Al-Shabaab.

Apesar de reivindicar a autoria do crime, o presidente do Quênia, Uhuru Kenyatta, garantiu que os criminosos não eram membros da Al-Shabaab, mas sim dirigentes das “redes políticas locais” com interesse em instigar a violência étnica na região.

A milícia somali justificou estes dois ataques no Quênia como forma de vingança pelo assassinato de vários clérigos muçulmanos no país e pela presença de tropas quenianas na vizinha Somália.

Al-Shabaab, que em 2012 anunciou adesão formal à rede terrorista Al Qaeda, controla grandes regiões do Centro e do Sul da Somália, onde o frágil governo ainda não está em condições de impor sua autoridade. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.