Polícia eslovena bloqueia passagem de várias centenas de refugiados

  • Por Agencia EFE
  • 18/09/2015 17h40

Zagreb, 18 set (EFE).- Várias centenas de refugiados procedentes de países do Oriente Médio se concentraram no lado croata de uma passagem fronteiriça com a Eslovênia, onde exigem que lhes deixem passar, já que várias dezenas de policiais eslovenos impediram seu acesso.

Os concentrados cantam “Liberdade” e “Deixem-nos passar” no cruzamento fronteiriço de Harmica Bregana, sobre o rio Sutla, no leste do país.

A maioria dos refugiados ali reunidos pretende atravessar este país para seguir caminho a Alemanha ou Suécia, mas as autoridades eslovenas não lhes permitem passar a menos que solicitem asilo nesta república.

Um agente esloveno disse à Agência Efe que estavam ali “para proteger Schengen”, em referência à área de livre circulação estabelecida entre 26 Estados europeus.

Até o momento não se produziram incidentes de nenhum tipo, e a Efe pôde comprovar como alguns refugiados conseguiram passar para a Eslovênia por zonas fronteiriças próximas.

Alguns refugiados indicaram à Efe que tentarão atravessar a fronteira eslovena à noite.

A Croácia se declarou hoje transbordada pela chegada em massa de refugiados e enviou centenas deles em ônibus e trens à fronteira húngara, de onde poderiam seguir caminho à Áustria.

Com a chegada de cerca de 17.000 refugiados em apenas 72 horas, o primeiro-ministro croata, Zoran Milanovic, afirmou que seu país de 4,2 milhões de habitantes já não podia fazer frente à situação e falou de um “plano B”, que consistiu em mandá-los à vizinha Hungria.

Milanovic indicou que a Croácia estava no limite de suas possibilidades e já não podia registrar mais pessoas aplicando as normas da União Europeia (UE) sobre asilo.

“A partir de hoje começaremos a aplicar outros métodos, já não podemos aceitar esse peso enquanto os outros olham para outro lado”, destacou o líder social-democrata croata. EFE

vb-ll/rsd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.