Polícia Federal desarticula esquema que fraudava financiamentos mobiliários
Rio de Janeiro, 17 mar (EFE).- A Polícia Federal (PF) desarticulou nesta terça-feira uma quadrilha acusada de fraudar contratos de financiamentos imobiliários na Caixa Econômica Federal, com prejuízo estimado de R$ 100 milhões.
Os integrantes do grupo falsificavam documentos de imóveis inexistentes ou sobrevalorizavam alguns deles em até 1.000% em relação ao real valor de mercado para conseguir empréstimos que seriam posteriormente desviados. Os principais alvos eram imóveis na Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro.
O esquema contava com a participação de gerentes e outros funcionários do banco, em três agências. Eles facilitavam a obtenção dos financiamentos, concedendo em tempo recorde empréstimos de até R$ 1 milhão para aquisição de imóveis que valiam menos de 10% desse valor.
Foram mobilizados na operação de hoje 133 agentes em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais para desarticular a quadrilha que desviava dinheiro na instituição financeira.
O juiz responsável pela investigação emitiu 34 ordens de transferência para que os acusados sejam levados à delegacia e passem por interrogatório. Outros dez funcionários da Caixa serão afastados de suas funções no banco.
Os envolvidos podem responder pelos crimes de formação de quadrilha, falsificação de documentação pública, fraude, corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.