Polícia Federal faz paralisação de 48 horas em vários estados

  • Por Agencia EFE
  • 25/02/2014 17h23

Brasília, 25 fev (EFE).- Parte dos agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal iniciaram nesta terça-feira uma greve em reivindicação por melhorias salariais que pretendem manter durante 48 horas.

O presidente do sindicato que agrupa os agentes em Brasília, Flávio Werneck, liderou uma passeata pela Esplanada dos Ministérios e assegurou que a greve tem uma adesão próxima a 70% em todo o país.

As leis brasileiras estabelecem que, em caso de greves na administração pública, pelo menos 30% dos serviços devem ser garantidos, motivo pelo qual, segundo Wernek, a paralisação “é completamente legal”.

Na manifestação participaram cerca de 80 agentes, que usaram roupas completamente pretas e desfilaram perto de um carro fúnebre para simbolizar o que qualificaram de “enterro da segurança”.

Os policiais alegam que seus salários estão congelados há oito anos e exigem um reajuste de 38%, que o governo até agora se negou a aceitar.

Como contrapartida, o Ministério do Planejamento ofereceu um aumento de 15,8% que, segundo o sindicato de agentes, “é insuficiente”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.