Polícia húngara diz ter identificado sírio detido como islamita radical

  • Por Agencia EFE
  • 22/09/2015 18h20

Budapeste, 22 set (EFE).- A Polícia da Hungria informou nesta terça-feira que um imigrante sírio preso por ter participado dos “distúrbios” de Roszke no último dia 16 é membro do movimento islâmico Tabligh Jamaat, um grupo religioso supostamente usado por terroristas para encobrir suas atividades.

Ahmed H., de 39 anos, foi detido no sábado na cidade de Gyor, no norte do país, e ao ser interrogado reconheceu ter participado dos distúrbios da semana passada, quando refugiados protestaram contra o fechamento da fronteira com a Sérvia na passagem de Roszke. Esse protesto acabou em enfrentamento entre policiais e refugiados, e mais de 150 pessoas tiverem ferimentos com diferentes gravidades.

A promotoria decretou a prisão preventiva do sírio, que segundo a polícia pertence ao movimento Tabligh Jamaat, utilizado por organizações terroristas para enviar radicais a diferentes países. O órgão de segurança não disse, no entanto, se o homem será ou não processado por terrorismo.

No dia 16, um grupo de refugiados que ficou retido na fronteira entre Sérvia e Hungria e entrou em conflito com a polícia, que usou gás lacrimogêneo como resposta. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.