Polícia indiana põe fim a suposto ataque terrorista que deixou 9 mortos

  • Por Agencia EFE
  • 27/07/2015 11h22

Nova Délhi, 27 jul (EFE).- A polícia da Índia pôs fim a um ataque nesta segunda-feira por homens que usavam uniforme militar e que se entrincheiraram durante 10 horas em uma delegacia do noroeste do país, em um ataque que deixou nove mortos, entre elas três civis, três policiais e três assaltantes.

Um porta-voz da polícia do distrito de Gurdaspur, no estado de Punjab, na fronteira com o Paquistão, confirmou à Agência Efe que os policiais recuperaram a delegacia, abateram três atacantes e detiveram um quarto.

No ataque morreram três civis e três policiais, e outras sete pessoas ficaram feridas.

De acordo com informações extraoficiais publicadas pela imprensa indiana, o grupo atirou em um ônibus de passageiros e depois entrou em um centro de Saúde, onde também abriu fogo.

Posteriormente, os atacantes se dirigiram à delegacia, onde se entrincheiraram durante 10 horas repelindo as tentativas de ataque das forças de segurança.

O governo não se pronunciou sobre as circunstâncias deste incidente, embora o ministro do Interior, Rajnath Singh, tenha afirmado no Twitter que deu instruções para aumentar a vigilância na fronteira com o Paquistão.

Em paralelo a este assalto, as forças de segurança locais também encontraram cinco bombas de fabricação caseira instaladas em um trecho da linha férrea neste estado, que não chegaram a ser detonadas. As autoridades investigam se existe algum vínculo entre os incidentes.

O distrito de Gurdaspur, onde aconteceram os ataques de hoje, faz fronteira com a Caxemira indiana, única região do país de maioria muçulmana e onde atuam com certa frequência facções separatistas que simpatizam com o Paquistão.

A região da Caxemira é o principal ponto de enfrentamento entre Índia e Paquistão, que disputam a soberania desse território desde a partilha do subcontinente e a criação dos países, em 1947. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.