Polícia intervém para deter briga durante apuração de votos na Turquia
Ancara, 7 jun (EFE).- Poucos minutos após o início da apuração das eleições deste domingo na Turquia, uma briga e uma intervenção policial criaram o caos no salão da Câmara de Comércio de Ancara, onde são contabilizados os votos emitidos no exterior.
A briga aconteceu quando um grupo de participantes da contagem observou que algumas cédulas estavam sendo jogadas no lixo, segundo informou a emissora “CNNTÜRK”.
Unidades da polícia antidistúrbios entraram na sala para restabelecer a ordem entre os representantes de diferentes partidos e funcionários do Conselho Eleitoral, que chegaram a trocar socos e chutes.
Cerca de 2,8 milhões de turcos residentes no exterior têm direito a votar, e até o início de junho quase metade deles já tinha emitido seu voto, segundo o jornal “Radikal”.
Segundo vários analistas, os votos dos turcos residentes no exterior podem ser decisivos para permitir que o HDP, o partido esquerdista e pró-curdo, supere o patamar de 10% e tire várias cadeiras da legenda que está atualmente no poder, o AKP.
Grande parte dos cidadãos turcos residentes na Europa são fiéis seguidores do presidente, Recep Tayyip Erdogan, e aderem a sua visão islamita, mas também há um considerável coletivo curdo politicamente próximo ao HDP. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.