Polícia israelense entra na Esplanada das Mesquitas devido a distúrbios
Jerusalém, 13 set (EFE).- A Polícia de Israel entrou na Esplanada das Mesquitas de Jerusalém, onde haviam se entrincheirado vários palestinos que protagonizaram distúrbios contra as forças de segurança, informou um porta-voz da corporação.
Os agentes da ordem israelenses entraram no recinto sagrado situado em território ocupado por Israel em 1967, assessorados pelos organismos de inteligência que advertiram que grupos de palestinos se preparavam para desenvolver distúrbios, acrescentou a fonte.
“Os confrontos foram registrados em torno das 6h30 hora local (0h30 em Brasília) quando as forças de segurança chegaram e foram confrontadas por vários indivíduos que haviam se entrincheirado na Mesquita de Al Aqsa, que lhes jogaram pedras, rojões e fogos de artifício”, explicou à Agência Efe Miki Rosenfeld, porta-voz da Polícia israelense.
As forças de segurança derrubaram a porta principal do santuário muçulmano e assumiram o controle da região pouco depois, fato que não deixou feridos ou detidos, acrescentou o porta-voz.
A Esplanada das Mesquitas abriga Al Aqsa – terceira na hierarquia islâmica -, além do santuário coroado com uma Cúpula Dourada. O lugar é venerado igualmente pelos judeus que o conhecem como Monte do Templo, por ser o ponto dos bíblicos templos de Jerusalém.
O fato acontece às vésperas de que esta noite se celebre o ano novo judaico, o Rosh Hashaná, festividade que se prolonga até a próxima terça-feira. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.