Polícia prende suspeitos de alterarem identificação de mais de 3 mil celulares roubados

  • Por Jovem Pan
  • 25/02/2016 14h59
Usuário lendo noticias no celular. USP imagens Homem olhando celular

A Polícia Civil de São Paulo prendeu nesta quinta-feira (25) dois suspeitos de alterarem o número do IMEI (Identidade Internacional do Equipamento Móvel, na sigla em inglês) de celulares roubados para revenda no mercado.

Junto aos detidos foram encontrados cerca de três mil a 4 mil celulares e cinco máquinas que alteram essa identificação numérica dos aparelhos. Em entrevista exclusiva à Jovem Pan, o diretor do Decade (Departamento de Capturas e Delegacias Especializadas), delegado Osvaldo Nico Gonçalves, afimrou que “foi uma apreensão recorde de celulares”.

“Prendemos duas pessoas que estavam usando o equipamento que muda o númeo do IMEI, coisa que não pode fazer. Quem tem isso é assistência técnica e é regulamentado por lei. Ninguém pode pegar o celular de uma pessoa e mudar o número do IMEI”, esclareceu.

O dono da loja – localizada no segundo andar do endereço Rua Barão de Duprat, 1322 – está foragido, seguindo o delegado. “São três lojas, uma de fachada e outra com celulares guardados para proceder essa troca de numeração de IMEI”, disse.

A Polícia segue agora para apreender os receptadores dos celulares roubados. “Eu não posso revelar como a gente chegou, mas vamos chegar em outros também”, pontuou.

Ao ter um celular roubado ou furtado, a pessoa deve fazer uma denúncia e solicitar o bloqueio pelo número do IMEI. “Para quem rouba não vai ser útil o celular, mas existem esses dois canalhas que estão trocando o número do IMEI para colocar no mercado novamente”, afirmou o diretor do Decade. “Por enquanto são dois [presos], mas a fila vai andar”, completou.

O número do IMEI pode ser obtido digitando: asterisco, jogo da velha, zero, seis, jogo da velha (*#06#).

*Informações do repórter Tiago Muniz

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.