Polícia realiza operação na Nova Cracolândia na manhã deste domingo

  • Por Jovem Pan
  • 11/06/2017 09h23 - Atualizado em 29/06/2017 00h01
Reprodução/TV Globo Operação policial na Nova Cracolândia

Uma nova operação foi realizada na região da Cracolândia neste domingo (11), na Praça Princesa Isabel, no centro de São Paulo. A Tropa de Choque da Polícia Militar, Força Tática e a Guarda Civil Metropolitana participaram da ação, que começou por volta das 6h.

Uma parte dos usuários não reagiram bem à ação, e reagiram ateando fogo em barracas, gerando a necessidade da presença do Corpo de Bombeiros. A região da praça foi isolada. 

Após o final da operação na Nova Cracolândia, o governador Geraldo Alckmin e o prefeito João Doria foram até o local para conferir o resultado, por volta das 7h30. Segundo o governador, dois traficantes foram presos com 774 gramas de crack, mais de R$ 1,6 mil em dinheiro e três celulares. De acordo com os tucanos, nenhum tiro foi disparado na operação.

Além disso, eles falaram como funciona o trabalho feito para ajudar os usuários e os planos depois de mais essa ação.

“Nós estamos ampliando as vagas. Nós temos aqui, a Rua Helvétia, temos o Cratod (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas) na Rua Prates e temos uma rede de comunidades terapêuticas e hospitais de retaguarda. Então, o trabalho é o convencimento. São as equipes de rua, os conselheiros de rua, as equipes multiprofissionais conversando com a população”, disse o governador.

“Há uma necessidade social, medicinal de acolhimento às pessoas que são portadoras, de atenção àqueles que são moradores, que são pessoas em situação de rua, e, na sequência, reurbanização dessa área”, completou o prefeito.

Durante o processo de retirada dos usuários de drogas do local, funcionários da Prefeitura fizeram a limpeza do lugar, onde era possível encontrar diversas barracas, cobertores e outros objetos.

A criação da “Nova Cracolândia” pelos usuários começou após a primeira ação policial de impacto na região da Luz, no dia 21 de maio, onde ficava localizado o primeiro lugar onde eles se reuniam. Na operação, os plociais apreenderam traficantes e armas.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.