Polícia receberá imagens de câmeras de circuito interno de empresas e comércio em SP
A polícia de São Paulo fará convênios com empresas e comércio para receber imagens de câmeras de circuito interno. O sistema chamado “Detecta” conta com 500 equipamentos públicos do Estado, da Prefeitura, do Metrô e de órgãos como CET e Detran.
Utilizando a experiência de Nova Iorque, os aparelhos emitem sinais de alerta e a PM é prontamente acionada. Em entrevista a Thiago Uberreich, o comandante da Polícia Militar na capital, Glauco Carvalho, disse que o objetivo é unificar as informações.
*Ouça os detalhes no áudio
Na Vila Madalena, onde o número de roubos subiu 153%, surgem iniciativas de comerciantes como o projeto piloto “Segue de Boa”. Em entrevista a Renata Perobelli, o presidente da Sociedade Amigos da Vila Madalena, Cassio Calazans, falou sobre o funcionamento.
O projeto poderá contar com o monitoramento de câmeras do governo estadual e a manutenção será da iniciativa privada. O consultor em tecnologia de segurança eletrônica, Roberto Rocha, explica que a evolução dos equipamentos irá ajudar a polícia.
Pinheiros e Vila Madalena foram invadidos por multidões no Carnaval e na Copa do Mundo, o que provocou destruição e prejuízos. Há um esforço para implantar segurança nesses bairros através da parceria público privada, mas projeto semelhante já fracassou nos Jardins.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.