Polícia sueca detém 2 homens ao encontrar 550 quilos de dinamite
Berlim, 21 jul (EFE).- A polícia da Suécia deteve dois homens na província de Halland, no sul do país, após achar 550 quilos de dinamite e materiais neonazista na casa de um deles, informou a emissora pública “Radio Sweden” nesta terça-feira.
A operação, segundo relataram fontes policiais citadas pela imprensa local, começou na sexta-feira, quando uma fazenda na cidade de Falkenberg foi revistada na busca por drogas e 50 quilos de dinamite foram encontrados.
Conforme a investigação preliminar, o primeiro detido, de 30 anos e com vários antecedentes criminais, comprou os explosivos para o segundo, de 41 anos, que guardava em casa mais 350 quilos de dinamite. Em um carro os agentes descobriram os outros 150 quilos.
Ao averiguar a casa do mais jovem, que foi condenado em 2014 por quebrar com um machado a porta de um vizinho, a polícia encontrou propagandas neonazistas, uma espécie de altar com fotos de Adolf Hitler e uma cópia de seu livro “Mein Kampf”.
“Não posso dizer muito sobre isso. Estamos trabalhando com diferentes hipóteses, mas está claro que é esse o cenário”, disse o promotor Jon Lindahl em declarações a “Radio Sweden”.
O advogado homem de 41 anos, Anders Roy, explicou ao jornal “Aftonbladet” que seu cliente teve acesso à dinamite no trabalho e que não planejava um ato criminoso. Por sua vez, o homem de 31 anos disse ter comprado parte do explosivo para o amigo, segundo disse ao mesmo jornal o juiz, Lars Brandel. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.