Policial americano é detido após matar a tiros um homem negro desarmado

  • Por Agencia EFE
  • 07/04/2015 22h51

Washington, 7 abr (EFE).- Um policial americano está sendo acusado de assassinato depois de matar a tiros um homem negro desarmado em North Charleston, no estado da Carolina do Sul, informou nesta terça-feira o prefeito da cidade, Keith Summey.

O incidente ocorreu no sábado, mas apenas hoje foi divulgado um vídeo, gravado por um pedestre, no qual se observa o policial disparando várias vezes contra a vítima enquanto esta fugia correndo.

A confusão começou depois que o agente Michael Slager, branco e de 33 anos, ordenou que o motorista de um veículo parasse por estar com uma lanterna quebrada.

Walter Scott, negro e de 50 anos, saiu correndo após parar o veículo até chegar a um solar onde o agente disparou vários tiros que acabaram com sua vida.

No vídeo, enviado hoje pelo advogado de Scott ao jornal “The New York Times”, é possível ver o policial ordenando à vítima que ponha os braços para trás das costas uma vez que já está abatido no solo.

“Quando você se equivoca, se equivoca. Quando toma uma má decisão, não importa se é um oficial ou um cidadão comum, tem que enfrentar essa decisão”, disse o prefeito de North Charleston, Keith Summey.

O prefeito anunciou hoje em entrevista coletiva que o agente Slager terá que responder por acusações de assassinato.

A versão inicial dada pelo policial no sábado passado foi que disparou porque Scott teria tentado tirar sua arma e, por isso, temeu por sua vida.

Este incidente se soma à preocupante lista de casos de policiais brancos que matam a tiros cidadãos negros desarmados ou em circunstâncias controvertidas.

Este problema, que se situou na primeira linha da política nacional após a morte de Michael Brown em agosto do ano passado, é uma das prioridades nas quais trabalha o Departamento de Justiça, liderado pelo afro-americano Eric Holder.

O próprio presidente Barack Obama admitiu que existe um problema de desconfiança entre a polícia e as minorias às quais deveria servir.

North Charleston, a cidade onde ocorreu este último incidente, tem 100.000 habitantes, sendo que 47% deles são afro-americanos e 37%, brancos.

No entanto, 80% do departamento de polícia está composto por brancos, segundo os últimos dados de que dispõe o Departamento de Justiça, de 2007. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.