Policial morre em ataque de pró-russos contra delegacia central de Donetsk
Kiev, 1 jul (EFE).- Um policial morreu e outros dois ficaram gravemente feridos em um ataque dos insurgentes pró-russos à delegacia central da cidade de Donetsk, capital da região homônima no sudeste da Ucrânia.
“Os grupos de terroristas atacaram o edifício do Ministério do Interior da Ucrânia na região de Donetsk. Os policiais se entrincheiraram e se defenderam. Um policial morreu e vários ficaram feridos, dois deles com gravidade”, escreveu no Facebook o ministro do Interior ucraniano, Arsen Avakov.
Após o relançamento nesta madrugada da ofensiva ucraniana contra os separatistas, os combates entre os dois grupos se aproximaram da cidade de Donetsk, de um milhão de habitantes e em mãos dos rebeldes desde o início da revolta em meados do mês passado de abril.
Menos de duas horas depois que o presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, desse por terminado o cessar-fogo na luta armada que mantém Kiev contra os pró-russos, os tiroteios foram retomados na área do aeroporto de Donetsk, situado em um bairro periférico da capital regional.
As forças ucranianas e os milicianos protagonizam intensos combates nas localidades de Marinka e Karlovka, cerca de 20 quilômetros ao leste de Donetsk, segundo a agência local “Ostrov”.
“Esta manhã foi retomada a fase ativa da operação antiterrorista. Nossas forças armadas golpeiam as bases e os postos fortificados dos terroristas”, declarou hoje o presidente da Rada Suprema (parlamento) da Ucrânia, Alexander Turchinov, ao inaugurar o plenário do Legislativo. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.