Belém recebe novo porto e aeroporto modernizado às vésperas da COP30

Com a presença do presidente Lula, capital paraense inaugura obras de infraestrutura que visam fortalecer a logística regional e preparar a cidade para sediar a conferência climática da ONU

  • Por Jovem Pan
  • 01/11/2025 10h26
  • BlueSky
Fernando Frazão/Agência Brasil Propaganda da COP 30 no saguão de embarque do Aeroporto Internacional de Belém Propaganda da COP 30 no saguão de embarque do Aeroporto Internacional de Belém, que passou por processo de modernização

Às vésperas de receber a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), a cidade de Belém inaugurou neste sábado (1) duas obras de infraestrutura: a requalificação do Porto de Outeiro e a modernização do Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans. Os eventos contaram com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O Porto de Outeiro, localizado a 25 km do centro da capital paraense, foi completamente revitalizado. A estrutura, que estava sem operar desde 2013, recebeu melhorias no cais, com a instalação de novas defensas, e a modernização dos armazéns. O objetivo é que o terminal se torne um ponto estratégico para o escoamento da produção de grãos do Pará e de outros estados da região Norte, além de fortalecer a cabotagem, aliviando o tráfego de cargas no Porto de Belém e na malha rodoviária local.

Já o Aeroporto Internacional, sob gestão da concessionária Norte da Amazônia Airports (NOA) desde setembro de 2023, passou por uma ampla reforma e ampliação. Com um investimento de R$ 450 milhões, o terminal de passageiros teve sua capacidade quase dobrada, saltando de 7,7 milhões para 13 milhões de passageiros por ano.

As melhorias incluem a expansão das áreas de embarque, que quase triplicaram de tamanho, e a criação de cinco novas posições para aeronaves no pátio. O espaço comercial foi ampliado em 40%, e foram instalados novos elevadores, escadas rolantes e sistemas de climatização. Segundo a concessionária, as intervenções foram concluídas com quase um ano de antecedência do prazo contratual, deixando o aeroporto preparado para a alta demanda esperada durante a COP30.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Além do porto e do aeroporto, Belém também se prepara para a conferência com a inauguração do Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, um projeto focado em transformar a biodiversidade local em negócios sustentáveis. Essas obras fazem parte de um conjunto de investimentos que ultrapassam os R$ 4 bilhões, destinados a preparar a capital do Pará para ser o centro das discussões climáticas globais.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.