Cirurgia do Lula no quadril começou meio-dia e deve durar 3 horas

Presidente se submeterá a uma ‘artroplastia total’ devido a uma artrose; expectativa é que alta aconteça na próxima terça-feira, 3

  • Por Jovem Pan
  • 29/09/2023 13h11 - Atualizado em 29/09/2023 13h29
Reprodução/Governo Federal Lula Após a cirurgia, o presidente deverá permanecer hospitalizado até terça-feira, 3

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já está sendo submetido a uma cirurgia no quadril. O procedimento cirúrgico teve início ao meio-dia desta sexta-feira, 29, e deve durar três horas. O chefe do Executivo chegou ao Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, na manhã desta sexta e deve continuar na unidade até a próxima terça-feira, 3, quando há expectativa de alta. A operação de Lula é considerada de grande porte. Nove meses depois de assumir seu terceiro mandato, Lula, que fará 78 anos em 27 de outubro, se submeterá a uma “artroplastia total de quadril”, com a instalação de uma prótese no lugar de partes lesionadas, devido a uma artrose, que lhe causa fortes dores há pelo menos um ano. Como o site da Jovem Pan antecipou, o presidente vai receber anestesia geral e admitiu medo. “O que tenho medo é da anestesia, porque vou dormir e não gosto de perder o domínio da minha consciência. Mas, os médicos disseram que a anestesia avançou bem, não é como era no passado”, afirmou.

Após a cirurgia, o presidente deverá permanecer hospitalizado até terça-feira, 3. O petista não passará o cargo ao vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB). Ao site da Jovem Pan, a assessoria do Planalto informou que Lula deve ficar ao menos quatro semanas sem viajar e “provavelmente” no Alvorada. O petista deve deixar o hospital na terça-feira, dia 3 de outubro. Segundo Lula, a intenção é não ficar “um dia” afastado. “Eu me interno na sexta-feira, se depender de mim, na segunda-feira estarei no Planalto ou no Alvorada despachando”, acrescentou.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.